Bordado Versus Sublimação

Dicas de cuidados com bordados eletrônicos
Dicas de cuidados com bordados eletrônicos
novembro 11, 2018

A indústria têxtil, como outros segmentos, evoluiu bastante. Hoje é possível combinar diferentes técnicas para melhorar o tempo de produção de cada peça, tornando o processo mais ágil e eficaz. A técnica do bordado manual, por exemplo, foi passada de geração para geração, contudo hoje em dia apesar das novas práticas, ainda há poucas pessoas que bordam o tecido da maneira convencional. Isso porque já existem processos mais eficientes de bordado e estamparia. Pensando nisso, escrevemos este post sobre as diferenças entre bordado e sublimação. Quer conhece-las? Então acompanhe:

Bordado versus Sublimação
Bordado
Novas ferramentas foram criadas para agilizar este processo como a máquina de bordar computadorizada. Alguns modelos possuem USB e visores touchscreen que ajudam a verificar a imagem a ser bordada, além de modelos prontos de fontes e desenhos que podem ajudar o profissional na criação da arte do bordado. Embora existam outras técnicas mais rápidas e eficazes para a aplicação de logos e detalhes, o bordado ainda continua sendo bastante usado para a confecção de diversas roupas.

Este processo necessita de profissionais altamente qualificados para avaliar com exatidão se a roupa será feita de maneira correta. Primeiro deve-se ter em mente o desenho da imagem, logo ou símbolo para que depois a ilustração possa ser inserida, tendo suas cores decodificadas e estipulando os pontos necessários para fazer a peça. Pode demorar um pouco (até dias, dependendo do grau de dificuldade) até que a imagem seja computadorizada e esteja de acordo com a expectativa do cliente. Entretanto, o processo final é mais rápido.

A centralização na confecção das peças exige um tempo maior, pois dessa forma é garantida a qualidade do bordado. A máquina de bordar aumenta a durabilidade do tecido e do bordado. Contudo, é necessário ter cuidado na lavagem para que as peças não desfiem e não se desgastem.

Sublimação
Outra novidade no setor de estamparia é a técnica de sublimação, também muito utilizada nos dias atuais. Completamente diferente do bordado, a sublimação é um processo em que a estampa passa do estado sólido para o gasoso sem deixar que entre no estado líquido.

A sublimação de tecidos é um processo muito eficiente, pois as peças produzidas com essa técnica são mais resistentes à lavagem, a temperaturas extremas e arranhões. Permanece a alta qualidade na estampa e ainda apresenta grande durabilidade após as lavagens.

Outro processo sublimático utiliza um filme de material especial ideal para plotters de recorte e impressão. Ele é preparado para impressão e transferência por um processo chamado de termo-transferência, o qual é feito sobre diversos tipos de tecido. No processo de confecção das peças com o sistema, o papel sublimático tem que estar totalmente sem umidade, ficando seco para a impressão. Uma estufa pode ajudar neste processo retirando a umidade e garantindo qualidade à peça que será confeccionada.

Cabe notar que brasões, logos e símbolos com um efeito de relevo/toque semelhante ao do bordado, podem ser alcançados com o sobreponto. A sublimação em camisetas em si é mais usada para áreas maiores, como o listrado em camisetas dos clubes, efeitos e padrões (patterns).

Vez ou outra é possível combinar sublimação e filmes de recortes, dando um salto em criatividade e qualidade de material. A BordMais faz a confecção de brasões com todas as combinações possíveis para entregar o logo/brasão pronto para que o cliente faça apenas a aplicação. Por outro lado o cliente também pode comprar as bobinas (filmes de recorte – PowerFilm ou SportFilm) e ele mesmo fazer a customização – mas neste caso a técnica envolvida é mais complexa.

Um diferencial do mercado é o Soft Touch 3D é um produto exclusivo, criado pela Embaplan, utilizado para a confecção de estampas respiráveis, macias e atraentes. A técnica, totalmente inovadora, pode ser aplicada em diversos tipos de tecidos como o algodão, poliéster, Lycra e combinados, que resultam em texturas duráveis de efeito tridimencional incrível. As matérias-primas utilizadas são tecidos e poliuretano. Além disso, o acabamento é diversificado e de acordo com a demanda.

A melhor opção para estamparia
Tanto o bordado quanto a sublimação são processos de customização eficientes, mas para as empresas que querem alavancar suas vendas é importante ter fornecedores competentes e reduzir o tempo em suas produções. A sublimação possui muitas vantagens em relação aos outros processos, pois as peças são confeccionadas em maior escala e em menor tempo. Há uma vasta gama de filtros e papéis sublimáticos, sem necessidade de a arte ser digitalizada por um profissional. E isso sem contar com o fato de que a durabilidade do material é bem maior do que outros processos como a técnica de bordar, que envolve um processo de confecção, aprovação da arte, digitalização das informações e bordados com pontos complexos.

Fonte:blog.embaplan.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *